Migrações no documentário contemporâneo em primeira pessoa: uma análise etnobiográfica de Mare Mater

  • Sandra Straccialano Coelho Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBa)
  • Natália Ramos Professora associada da Universidade Aberta, CEMRI-Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Lisboa, Portugal.
Palavras-chave: Documentário Autobiográfico, Etnobiografia, Migrações, Documentário em Primeira Pessoa, Mare Mater.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a produção documental contemporânea em primeira pessoa que tematiza experiências familiares de migração. Apresenta, simultaneamente, uma proposta de análise fílmica que tem como base a perspectiva teórico-metodológica etnobiográfica, exemplificando-a por meio da análise de Mare Mater, documentário realizado em 2013 por Patrick Zachmann.

Biografia do Autor

Sandra Straccialano Coelho, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBa)
Pós-doutoranda do programa PNPD/CAPES, pesquisadora do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom) e investigadora associada ao Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Lisboa.
Publicado
2017-06-21