As inovações do discurso quadrinístico de Renato Canini

  • Roberto Elísio dos Santos Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Resumo

O cartunista gaúcho Renato Vinicius Canini participou de movimentos e publicações de histórias em quadrinhos e humor gráfico de grande importância, tanto para o mercado editorial brasileiro, como no âmbito alternativo. Sua trajetória artística e de vida pode ser reconstituída por meio de sua obra, desde sua atuação na cooperativa de artistas que defendiam os quadrinhos brasileiros, no início dos anos 1960, passando pela renovação do personagem Zé Carioca, cujas desventuras ambientam-se nas favelas dos morros cariocas, e por tiras de conteúdo ecológico. O uso da metalinguagem nas histórias de humor que produziu para diversos títulos era característica recorrente do artista. Para recuperar a memória deste quadrinista pouco conhecido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental, e a análise do conteúdo do material que Canini criou durante sua carreira.

Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Livre docente pelo CJE da ECA-USP, Professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e  da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
Publicado
2017-03-08