O divulgador artístico

uma análise semiótica

Resumo

Este artigo tem como tema o divulgador artístico na cultura conectada, procurando delinear tal sujeito e compreender sua ação no ambiente da rede social Instagram à luz do fazer de Lilian Farrish sob uma análise semiótica. Como objetivo geral, procura-se entender a potência do lugar ativo de novos personagens sociais possibilitados pela cultura da conexão, e, como objetivos específicos, procurou-se compreender a lógica por trás da ação do divulgador artístico no Instagram e examinar as especificidades de sua ação para a promoção da arte. A fundamentação teórica envolveu Jenkins, acerca da cultura da conexão; Santaella, acerca da arte dentro desse contexto e Moraes, para se delinear conceitualmente o divulgador artístico. Valeu-se de uma etnografia virtual para se observar a ação da divulgadora mencionada e da semiótica peirceana como estratégia metodológica de análise. Finalmente, refletir sobre tal figura na cena contemporânea colabora para uma maior compreensão da real dimensão do papel ativo dos sujeitos na cultura da conexão.

Biografia do Autor

Antonio Anderson da Silva, Universidade de Sorocaba

Mestrando em Comunicação e cultura

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

Publicado
2024-10-08
Seção
Artigos Livres