Boa noite, o #JN está no ar:

o uso do Twitter como segunda tela durante o Jornal Nacional

Resumo

O presente artigo reflete sobre as reconfigurações do consumo de telejornalismo a partir da experiência de segunda tela e apresenta uma proposta de categorização das publicações provenientes do uso do Twitter como segunda tela durante o horário de veiculação do Jornal Nacional. A análise de 725 tweets agregados pela hashtag #JN resultou na identificação de cinco categorias que permitem delinear algumas percepções sobre o modo como os telespectadores usam a rede social para interagir com os discursos produzidos pelo telejornal.o telejornal. 

Biografia do Autor

Camila Maurer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Produção e Gestão de Rádio e TV (Univali). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Carlos Roberto Praxedes dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor no curso de Jornalismo e no Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Publicado
2024-10-08
Seção
Artigos Livres