Por uma literacia algorítmica:

uma leitura educomunicativa do documentário O dilema das redes

  • Issaaf Karhawi UNIP
  • Daniela Osvald Ramos

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mapear e discutir três chaves de leitura do documentário O dilema das redes (2020): a) uma leitura a partir das lógicas algorítmicas; b) a partir do conceito de edição (BACCEGA, 2013), do próprio conceito de Educomunicação (SOARES, 2014) e, finalmente, c) a partir das discussões sobre autonomia (FREIRE, 2011; HOOKS, 2017). A abordagem teórica se concentra nos estudos sobre algoritmos e nos conceitos do campo da Educomunicação, a partir dos quais abordamos nosso objeto como potencial instrumento de intervenção pedagógica a partir do campo da comunicação. Desta forma, este artigo se coloca como subsídio para uma discussão crítica na leitura de um mundo editado por algoritmos, contribuindo para o desenvolvimento de uma literacia algorítmica. Concluímos que uma proposta de discussão pedagógica sobre o documentário permite refletir sobre o lugar que o sujeito ocupa nas dinâmicas das plataformas.

Biografia do Autor

Issaaf Karhawi, UNIP

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). São Paulo, Brasil. E-mail: issaaf@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/7544200768595888

 

Daniela Osvald Ramos

Professora do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, Brasil. E-mail: dosvald@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/7070154030118957

Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos Livres