Por uma literacia algorítmica:
uma leitura educomunicativa do documentário O dilema das redes
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de mapear e discutir três chaves de leitura do documentário O dilema das redes (2020): a) uma leitura a partir das lógicas algorítmicas; b) a partir do conceito de edição (BACCEGA, 2013), do próprio conceito de Educomunicação (SOARES, 2014) e, finalmente, c) a partir das discussões sobre autonomia (FREIRE, 2011; HOOKS, 2017). A abordagem teórica se concentra nos estudos sobre algoritmos e nos conceitos do campo da Educomunicação, a partir dos quais abordamos nosso objeto como potencial instrumento de intervenção pedagógica a partir do campo da comunicação. Desta forma, este artigo se coloca como subsídio para uma discussão crítica na leitura de um mundo editado por algoritmos, contribuindo para o desenvolvimento de uma literacia algorítmica. Concluímos que uma proposta de discussão pedagógica sobre o documentário permite refletir sobre o lugar que o sujeito ocupa nas dinâmicas das plataformas.
Copyright (c) 2022 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.