A emergência de experiências públicas no Jornalismo em Quadrinhos na contemporaneidade:

produção de presença em Notas de um tempo silenciado

Resumo

Esse trabalho tem a finalidade de compreender como o ficcional, presente nos contextos do Jornalismo em Quadrinhos, se apresenta como gesto potente à abertura de horizontes na experiência dessa linguagem, a partir da intensificação de passados. Escolhemos como corpus o livro Notas de um tempo silenciado, de Robson Vilalba. Utilizaremos preceitos das histórias em quadrinhos e do jornalismo em quadrinhos abalizados em Waldomiro Vergueiro, Joe Sacco e Augusto Paim. Faremos uma discussão da fundamentação teórica lançando mão de autores como Walter Benjamin, Reinhart Koselleck, Hans Ulrich Gumbrecht e Marcelo Rangel. A partir de uma análise textual, os principais resultados apontam para o JQ como materialidade da comunicação, potencialmente produtora de atmosferas de presença a passados não acolhidos em contextos contemporâneos, contrariando as tentativas modernas de silenciamento da ideologia do progresso.

Biografia do Autor

Júlio César Rocha Conceição, UFJF

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Frutal, Brasil. E-mail: julio.rocha@estudante.ufjf.br

http://lattes.cnpq.br/1694042387654674

Rennan Lanna Martins Mafra, 55, Universidade Federal de Viçosa / Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado II na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Viçosa, Brasil. E-mail: rennan.mafra@ufv.br

http://lattes.cnpq.br/7855740978392721

Instituição/Afiliação
Universidade Federal de Viçosa Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora
País Brasil
Professor do Departamento
de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e orientador credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)
da Universidade Federal de Juiz
de Fora (UFJF) e em Educação (PPGE) da UFV. Doutor, mestre e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós- Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos Livres