Mark Fisher e as Teorias da Comunicação:

aproximações teórico-metodológicas

Resumen

O texto discute a pertinência dos escritos do filósofo e crítico cultural inglês Mark Fisher (1968-2017) para o campo da Comunicação. Pretende indagar a respeito de uma eventual epistéme comunicacional inscrita nos textos de Fisher (ou a ser extraída deles, futuramente). Para tanto, se atém ao modo como determinados objetos midiáticos surgem em suas análises e autorizam projeções conceituais; ao modo como autores canônicos em nossa área (tais como Herbert Marcuse e Stuart Hall) são revisitados e repotencializados; às suas experiências de escrita, seja em blogs, seja em publicações pseudoacadêmicas ou na imprensa musical especializada, convertendo-se num tipo de “intelectual público” e à sua atuação como arqueólogo (involuntário) da cultura digital inglesa na metade da década de 1990.

Biografía del autor/a

Fabricio Lopes da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo (UFSM), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos / RS). Pós-Doutor pela School of Arts and Media (Salford University, UK). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral – bolsa PNPD Capes – junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. E-mail: fabriciosilveira@terra.com.br

http://lattes.cnpq.br/8096511043948981.

 

Publicado
2022-12-28
Sección
Artigos Livres