Jornalismo policial e o bolsonarismo: a desinformação como estratégia de dominação simbólica na TV

  • Karoline Maria Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE)
  • Nadi Helena Presser Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O paper em questão busca identificar narrativas carregadas de desinformação atreladas ao discurso bolsonarista na TV brasileira, a partir de um estudo de caso do programa Alerta Nacional, veiculado no canal Rede TV. O estudo de cunho descritivo, se baseia nos conceitos de desinformação e fake news da Ciência da Informação, e suas interrelações com o campo da Comunicação, por meio dos constructos da Teoria do Jornalismo (objetividade e imparcialidade), com vistas à problematização dos impactos de tais discursos no debate público. Com relação aos procedimentos metodológicos, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Nos resultados parciais, sugere-se a maior inserção do tema desinformação na TV aberta, bem como estímulo à Competência Midiática no combate à desordem informacional.

Biografia do Autor

Karoline Maria Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE)

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE). Mestra em Comunicação (PPGCOM/UFPE). Especialista em Ciência Política (Unicap). Atualmente é repórter na Rede TV e integra a diretoria executiva do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco. Foi professora universitária em instituições como Uninassau e UniFG, na Grande Recife. Co-autora dos livros Comunicação e Ideologia (Editora UFPE, 2014) e Quadrinhos & Educação: Espaços Políticos, Meio Ambiente e Diversidade vol. 5 (SOCEC, 2019). Em 14 anos de atuação como jornalista profissional, passou por veículos como: rádio Jornal, rádio CBN, TV Band News PE, Agência Nordeste, TV Jornal e Jornal do Commercio.Neste período, conquistou alguns prêmios de jornalismo, entre eles: Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (2009, categoria radiojornalismo, com a série Olhos na Rede); ganhadora da III edição do Prêmio Mestre Salustiano do Turismo de Pernambuco (categoria Comunicação ? texto, com a reportagem Litoral Sul ? a joia pernambucana, 2011); vencedora do 2° Prêmio Porto Digital de Jornalismo (categoria radiojornalismo), com a série Olhos na Rede, 2009/2010°, vencedora do 3° Prêmio Porto Digital de Jornalismo (categoria radiojornalismo, com a reportagem Novas Tecnologias e a Inclusão de Surdos, 2012); vencedora estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo ? 4ª edição (categoria radiojornalismo com a série Novas Tecnologias e a Inclusão de Surdos, 2012); vencedora do IX Prêmio Urbana de Jornalismo, categoria radiojornalismo (reportagem especial Mobilidade: o pedestre em 1° lugar, 2013); finalista do VIII Prêmio Urbana de Jornalismo, categoria radiojornalismo (reportagem especial Corredores Exclusivos: o transporte coletivo pede passagem, 2012); vencedora do 2° Prêmio Desafio das Águas categoria radiojornalismo (com a reportagem especial Enquanto a Chuva Não Vem, 2010); ganhadora do Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional ? edição 2010 (categoria mídia impressa ? texto, pela Revista Nordeste); finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo, edição 2014, categoria radiojornalismo (com a reportagem especial Ensino Superior x Produtividade ? uma conta que ainda não fecha). Menção honrosa da edição 2011 do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, com a reportagem especial A Imagem Travestida da Prostituição (2011). Homenageada pela Câmara Municipal do Recife (2018, papel de destaque na sociedade).

Nadi Helena Presser, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia. Líder do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, contexto social e cultura em informação, inovação inclusiva. 

Publicado
2021-07-22