As relações de gênero no “Caso Daniel”: estereótipos e similares nos discursos jornalístico e jurídico

Resumo

A partir do gênero como categoria de análise, o texto discute a relação de gênero nas matérias produzidas pelo portal G1, sobre o “Caso Daniel”, que foram veiculadas de novembro de 2018 a novembro de 2019 tendo como recorte a figura de Cristiana Brittes. A fundamentação teórica compreende os entendimentos de poder, discurso e verdade desenhados por Michel Foucault em diálogo com as teorias feministas. O artigo pretende elucidar como o discurso do jornalismo, em grande medida, vai ao encontro do discurso jurídico, ao promover a dessubjetivação e descaso da condição da mulher na cobertura do respectivo caso, fomentando estereótipos e violências simbólicas ao gênero feminino.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-doutorando em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bolsista Capes. Mestre e Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). Doutorado sanduíche em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (Portugal).

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero (1990), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem pós-doutorado em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa, Porto-Portugal. Cursou especialização em Multimeios na Universidade de Harvard - EUA (1996). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e da graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena os grupos de pesquisa O Conhecimento no Jornalismo e Jornalismo e Gênero, ambos cadastrados no CNPq. Bolsa Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão(Fundação Araucária). Integra o Conselho Científico da SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (2019-2021). Integrou a equipe do Atlas da Notícia, como coordenadora da equipe do Jornalismo da UEPG em 2020. É conselheira da Fundação Educacional de Pona Grossa(FUNEPO). Integra a Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação de Cotas da UEPG desde outubro de 2020.

Publicado
2021-12-28
Seção
Artigos Livres