Consumo midiático em comunidade quilombola urbana: um estudo de caso

  • Wesley Pereira Grijó Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja-RS
Palavras-chave: Consumo Cultural, Consumo Midiático, Recepção, Comunidade Quilombola.

Resumo

O artigo aborda o estudo de consumo midiático em comunidade quilombola urbana no Rio Grande do Sul. Assim, tem como marco teórico a perspectiva do consumo cultural e do consumo midiático; e trabalhos de campo, de perspectiva qualitativa, alicerçados em entrevistas semiestruturada e observação participante com dez informantes da comunidade. Os resultados enfocam a presença e o consumo dos meios de comunicação entre os moradores da localidade: rádio, jornal, revista e televisão, além dos canais de TV fechados e a ubiquidade comunicativa proporcionada pelos smartphones.

Biografia do Autor

Wesley Pereira Grijó, Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja-RS
Professor na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS; Doutor em Comunicaçãoo e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG);Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq Comunicação e práticas culturais; Pesquisador do Observaório Ibero-Americano de Teleficção (Obitel).
Publicado
2016-06-17
Seção
Artigos Livres