Relevância da cultura de rua no Rio de Janeiro em um contexto de valorização dos megaeventos

  • Micael Herschmann Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador do CNPq, coordenador do GT Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom, professor do PPGCOM da UFRJ, onde também coordena o NEPCOM.
  • Cíntia Sanmartin Fernandes Doutora em Sociologia Política pela UFSC, professora do PPGCOM da UERJ e pesquisadora do CAC-PPGCOM/UERJ.
Palavras-chave: Comunicação, Cultura Urbana, Cidadania, Políticas Públicas.

Resumo

A partir do levantamento das iniciativas artísticas (especialmente de teatro, poesia, circense, música, artes visuais e dança) que são realizadas com regularidade nos espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, este trabalho pretende analisar a importância dessas expressões culturais (construídas de forma não só espontânea, mas também de forma engajada e em rede) para a construção de um imaginário, sociabilidades e um cotidiano mais democrático e intercultural no Rio de Janeiro em um contexto de valorização dos megaeventos. O pressuposto central é o de que esses encontros culturais (organizados por grupos e coletivos) realizados nas ruas do Rio – e não os chamados "megaeventos" (que necessitam de grandes recursos e a construção de equipamentos urbanos) – representam uma relevante riqueza cultural (e econômica), isto é, essas práticas que ocupam os espaços públicos na forma de "microeventos" (a maioria de pouca visibilidade) vêm promovendo há muito tempo uma dinâmica mais democrática nessa localidade e, portanto, deveriam receber mais apoio do Estado na forma de renovadas políticas públicas.

Biografia do Autor

Micael Herschmann, Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador do CNPq, coordenador do GT Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom, professor do PPGCOM da UFRJ, onde também coordena o NEPCOM.
Pesquisador do CNPq e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, coordena o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (da ECO/UFRJ) e o GP Comunicação, Música e Entretenimento da INTERCOM.
Cíntia Sanmartin Fernandes, Doutora em Sociologia Política pela UFSC, professora do PPGCOM da UERJ e pesquisadora do CAC-PPGCOM/UERJ.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Doutorado Sanduíche junto à L'Université Descartes-ParisV/Sorbonne, tendo realizado dois estágios pós-doutorais: um no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-SP e outro no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC).
Publicado
2016-06-17
Seção
Artigos Livres