Observação, Teorização, Experimentação e Interpretação: Gestos Metodológicos em Debate

  • Moisés Sbardelotto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Palavras-chave: Methodology, Ascending And Descending Dialectics, Deduction, Induction, Abduction, . Mediatization, Religion.

Resumo

O artigo propõe algumas pistas de reflexão sobre procedimentos científicos em Ciências da Comunicação a partir de duas contribuições centrais: de Marre (1999), com a sua dialética ascendente e descendente; e de Pierce (1970) e seus seguidores, com os seus conceitos de dedução, indução e abdução. Reconhece-se a centralidade de passos metodológicos como a observação empírica, a teorização, a experimentação científica e a interpretação. A partir de um caso específico, reflete-se sobre a construção de um problema de pesquisa, que se afaste das possibilidades de explicação do senso comum e da opinião pública. Por fim, conclui-se que o processo abdutivo perpassa toda a pesquisa, introduzindo novas ideias na ciência.

Biografia do Autor

Moisés Sbardelotto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Mestre e doutorando em Ciências da Comunicção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Bolsista do CNPq. Autor de "E o Verbo se fez bit: a comunicação e a experiência religiosa na internet" (Editora Santuário, 2012). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenou o Escritório da Fundação Mundial no Brasil (Stiftung Weltethos), com sede no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, do qual é atual colaborador. Tem experiência na área de Comunicação, com ~enfase na interface mídia e religião.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres