Brasil no Mercúrio Português (1663-1667): entre a esperança e o empolgamento

  • Jorge Pedro Sousa
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Mercúrio Português, Brasil, Portugal, Análise do discurso

Resumo

Através de uma análise qualitativa do discurso, descrevem-se, aqui, os conteúdos respeitantes ao Brasil do Mercúrio Português (1663-1667), segundo periódico a ser publicado em Portugal. Concluiu-se que as notícias sobre o Brasil publicadas no Mercúrio dizem respeito quase exclusivamente ao comércio entre a metrópole e o Brasil Colónia e à construção naval. No entanto, intui-se que António de Sousa de Macedo, redactor do Mercúrio, olhou para o Brasil com esperança e empolgamento. Esperança porque do Brasil afluíam os recursos de que Portugal necessitava para manter a guerra pela sua independência que travava com Castela; empolgamento porque se percebia que o Brasil oferecia ao Reino enormes possibilidades de exploração e uma retaguarda estratégica particularmente útil numa guerra – o que, aliás, se tornou visível em 1808.

Biografia do Autor

Jorge Pedro Sousa
Professor catedrático e pesquisador da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e do Centro de Investigação Media e Jornalismo (Lisboa, Portugal), livre-docente (agregado), pós-doutor e doutor em Jornalismo.
Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Fernando Pessoa.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres