Aceleração nas comunicações e mercantilização do passado

  • Leticia Cantarela Matheus
Palavras-chave: Comunicação, Tempo, Jornalismo.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre um conjunto de transformações no jornalismo do finaldo século XIX e sua relação com as percepções de tempo elaboradas na época. O estudo procura entender a função do passado no mercado simbólico entre 1870 e 1900, especialmente os usos e significados do passado para as práticas jornalísticas e para seu valor no sistema comunicacional da época. Os jornais se aproximavam do princípio da factualidade, semelhante à historiografia de então, ao mesmo tempo em que transformavam o passado em mercadoria histórica. A profundidade temporal das narrativas se encurtava, aumentando a sensação de aceleração da história, somado à adoção de novas tecnologias que permitiam comunicação mais rápida, como o telégrafo e o telefone.

Biografia do Autor

Leticia Cantarela Matheus
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora do Centro Universitário Plinio Leite (Unipli-Anhanguera/Niterói). E-mail: leticia_matheus@yahoo.com.br
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres