Experiência e Comunicação em Walter Benjamin

  • Samuel Mateus Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens- Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Experiência e Comunicação, Erfährung, Erlebnis, Walter Benjamin, Filosofia da Comunicação

Resumo

É tendo em conta a dimensão de experimentação, de exposição ao mundo e ao outro, que a experiência se torna uma conceito que se insere num paradigma comunicacional. Se a experiência for tida como um encontro com o mundo, então ela é necessariamente perspectivada em conjugação com a comunicação uma vez que é a ela que devemos a possibilidade de partilhar, adoptar (e ultrapassar) as fronteiras ou os quadros de sentido que fundam a experiência. Nas sociedades contemporâneas, uma parte substancial do movimento comunicativo é realizado de forma mediatizada. Como entender, então, o efeito da mediatização da comunicação ao nível da experiência?
Tendo como ponto de partida as meditações de Walter Benjamin em torno da Erfahrung e da Erlebnis, expostas fragmentariamente ao longo da sua obra, e da dicotomização entre uma experiência autêntica e uma experiência inautêntica, propomo-nos refletir sobre a comunicação e a sua mediatização. E procuramos pistas que nos elucidem em que medida a ubiquidade dos media afeta a riqueza da experiência comunicativa.

Biografia do Autor

Samuel Mateus, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens- Universidade Nova de Lisboa
Doutorado em Ciências da Comunicação. Pós-doutor em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. autor de "Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas" e "Tele-Realidade- o princípio de publicidade mediatizado"
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres