Call for Papers
CALL FOR PAPERS
Dossiê Temático: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: CONEXÕES DO NOSSO TEMPO
EDITORES CONVIDADOS
CLÓVIS TEIXEIRA FILHO (UNINTER)
DOUGLAS DE OLIVEIRA CALIXTO (MACKENZIE, SP)
EDUARDO FOFONCA (UTP)
Informações:
A data limite para o envio do artigo completo (conforme template) é 16 de abril de 2025.
Os textos podem ser submetidos em Português, Francês, Inglês ou Espanhol.
As diretrizes estão disponíveis em: https://interin.utp.br/index.php/i/about/submissions
O campo comunicacional tem passado por desafios empíricos e epistemológicos crescentes, devido às rápidas mudanças sociais, aos avanços tecnológicos e às tensões globais, que envolvem a comunicação em diferentes gradações. A rotina digitalizada e o sistema de dados nos recordam que já vivemos as mediações tecnológicas intensamente, em que redes analógicas e digitais de conexão representam nossos modos de vida.
A lógica midiática permeia instituições como a política, a família e a religião, redefinindo práticas culturais e sociais. Entre suas influências, destacam-se a espetacularização dos discursos, a aceleração dos fluxos comunicacionais e a consolidação de estruturas de monetização, muitas das quais ainda carecem de regulação. A educação, por sua vez, não é isenta desse processo de midiatização, em que a formulação de significações potentes e, ao mesmo tempo, mobilizadoras de competências do nosso tempo e espaço permanece como desafio. Contexto que se aprofunda ao pensar a discrepância entre avanços tecnológicos e a permanência de desigualdades socioeconômicas.
Há uma histórica tradição de pesquisas e práticas sociais que articulam Comunicação e Educação. Um dos vetores de desenvolvimento dessa área do conhecimento foi a preocupação com a influência da mídia na formação de estudantes, gerando diversas iniciativas de “alfabetização” e “letramento” para o uso responsável das tecnologias. Além disso, a aproximação da comunicação popular com os movimentos pela educação criou as condições para modelos teórico-metodológicos avesso aos sistemas hegemônicos de mídia. Com efeito, a inter-relação entre os dois campos de saberes construiu ao longo das últimas décadas uma matriz epistemológica capaz de responder aos tensionamentos existentes entre comunicação, linguagens e as inserções tecnológicas no contexto escolar.
A interface Comunicação e Educação, assim, se tornou decisiva em um mundo no qual a mídia exerce papel crucial não apenas no cotidiano escolar, mas na própria constituição dos sujeitos sociais. Em um cenário de rápidas transformações nos processos de ensino aprendizagem, essa nova área de intervenção nas dinâmicas sociais, ao qual denominamos Educomunicação, analisa a inserção das linguagens digitais no contexto escolar, as práticas de educação midiática para formar cidadãos críticos e conscientes, as práticas sociais de comunicação para a transformação social, literacias digitais e diversas outras frentes de entradas do fenômeno midiático no contexto da escola. Esse referencial abre um horizonte para compreender as dinâmicas das juventudes com a comunicação a partir de uma visão sistêmica que não reduz a discussão aos “riscos e benefícios” das tecnologias.
O objetivo deste dossiê será contemplar a diversidade de relações estabelecidas entre a Comunicação e a Educação, como campos que se interseccionam de forma pós-disciplinar e criam complexidades contemporâneas. Considera-se, sobretudo, que vivemos em uma era marcada pelo avanço das inteligências artificiais e da mediação algorítmica, em que a educação demanda a integração da comunicação digital e o contato das redes entre humanos e não humanos.
Assim, compreender ambiências comunicacionais e educativas em suas reconfigurações exige a pesquisa centrada tanto nas lógicas e nas estéticas tecnológicas, como nas interações e constituições de subjetividades. Nos deslocamos da comunicação como dispositivo facilitador do processo de ensino-aprendizagem para a transformação do pensar e do fazer educacional. Diante dessas premissas teóricas, serão objetos de investigação os aportes da Educomunicação, da Mídia-Educação; da Educação Midiática, entre outras concepções da relação entre os campos.
Temáticas propostas para o dossiê:
(a) Discussões epistemológicas sobre a inter-relação Comunicação e Educação e como os novos dispositivos comunicacionais atravessam o ambiente escolar;
(b) Relações interdisciplinares da Educomunicação, com foco na perspectiva das infâncias, adolescências e juventudes;
(c) Estudo das linguagens da comunicação no contexto escolar, com enfoque nas discursividades digitais;
(d) Educação midiática e o combate à desinformação, fake news e temáticas aproximadas;
(e) Tecnologias na educação: reflexões sobre narrativas digitais e apropriações de meios de comunicação como recurso pedagógico;
(f) Interfaces da Educomunicação com inteligência artificial, justiça climática e socioambiental, cibercultura e outras.
Ao reunir estudos e reflexões sobre essas temáticas, espera-se contribuir para solidificação teórico-metodológica da inter-relação entre Comunicação e Educação diante dos desafios tecnológicos contemporâneos, promovendo um intercâmbio de princípios e matrizes epistemológicas, nem sempre convergentes, capazes de criar um quadro aproximado sobre a importância da Educomunicação para a sociedade brasileira.