O Novo Ensino Médio Noturno: tentativas institucionais de controle da prática pedagógica
Resumo
Este artigo investiga a prática pedagógica no Novo Ensino Médio noturno do Paraná, motivada pela experiência do autor como professor de Matemática no sistema público noturno do estado. O principal objetivo é identificar as possíveis implicações da Base Nacional Comum Curricular na prática pedagógica. Especificamente, busca-se identificar os documentos relacionados ao Novo Ensino Médio e destacar as implicações das normativas na prática pedagógica. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental. As fontes de dados incluem documentos orientadores dos planos de aula e práticas pedagógicas do Paraná, como normas, resoluções, portarias, deliberações, Referenciais Curriculares e Itinerários Formativos, além das áreas do RCO+Aulas ligadas à prática pedagógica. Os resultados mostram que o ensino médio noturno foi negligenciado no Novo Ensino Médio no Paraná. As particularidades dos estudantes noturnos não foram consideradas nos novos Referenciais Curriculares e Itinerários Formativos. A pesquisa também revela que fatores internos e externos, como trabalho em equipe, colaboração entre professores, avaliação do ensino-aprendizagem, ambiente escolar, estratégias de ensino, jornada de trabalho dos alunos, contexto socioeconômico, infraestrutura, recursos disponíveis, motivação e cansaço dos alunos, além do suporte familiar e comunitário, dificultam a prática pedagógica, especialmente no ensino médio noturno. Para estudos futuros, sugere-se analisar novos documentos publicados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná para verificar se o ensino noturno receberá maior atenção.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Ensino Noturno. Ensino Médio. Conflitos e intenções BNCC. Controle.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.