Ensino da Língua Portuguesa como L2 escrita para surdos

  • Edna Alves Ferreira
  • Patricia Vernona de Freitas
  • Larissa Gabriele Oligari Thomazi
  • Bruno Beatriz

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar a importância do aprendizado da escrita da Língua Portuguesa para surdos. Desta forma, foi realizada uma análise das ações desenvolvidas pelos órgãos responsáveis, como a Secretaria de Estado da Educação e Prefeitura Municipal de Curitiba, para assim verificar se existe algum projeto relativo ao ensino da Língua Portuguesa escrita, tendo em vista que esta é de grande relevância na vida social da pessoa surda em todos os contextos, que necessitem de leitura e interpretação. O estudo destaca a importância de um repensar das políticas públicas nas ações de construção de escolas bilíngues para surdos com propostas pedagógicos voltadas para a realidade dos surdos. Esta pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica, tendo como referencial teórico os seguintes autores: Barbosa (2007), Fernandes (2006), Quadros (1997), Strobel (2015).

 

Palavras-chave: Surdo. Língua Brasileira de Sinais. Língua Portuguesa.

Publicado
2021-12-21
Como Citar
FERREIRA, E.; DE FREITAS, P.; THOMAZI, L. G.; BEATRIZ, B. Ensino da Língua Portuguesa como L2 escrita para surdos. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 7, n. 63, p. 37-51, 21 dez. 2021.