Alfabetização e letramento no contexto da educação do campo

  • Soraia de Oliveira Rodrigues

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo investigar o processo de alfabetização e letramento da educação do campo. O interesse pela pesquisa surgiu pelo contato com a realidade das crianças e professores do campo no projeto do Observatório da Educação (2010), e pelas leituras e aulas sobre a importância da alfabetização e letramento que tivemos contato no 4º período do curso de Pedagogia. Os objetivos específicos estabelecidos no trabalho referem-se à análise dos conteúdos de alfabetização e letramento, identificar o processo de alfabetização e letramento da escola do campo, discutir segundo
os autores, o trabalho de Alfabetização e letramento realizado nas escolas do campo. Foi utilizada para aplicação metodológica pesquisa bibliográfica. Como resultados da pesquisa pode-se dizer que foi possível extrair conteúdos significativos e esclarecedores sobre o tema. Foi possível perceber a importância não só
do conceito da Alfabetização vinculada ao Letramento, como a responsabilidade de o professor ter em suas práxis enraizado este conceito em especial na escola do campo.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
DE OLIVEIRA RODRIGUES, S. Alfabetização e letramento no contexto da educação do campo. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 6, n. 59, p. 206-227, 6 dez. 2019.