POSSÍVEL REMISSÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM RELAÇÃO A REDUÇÃO DA GORDURA VISCERAL

  • Fabíola Velem Universidade Tuiuti do Paraná
  • Elenice Stroparo Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Diabetes Mellitus tipo 2. Complicações metabólicas. Gordura central.

Resumo

Tento em vista a correlação direta entre a DM2 e a gordura visceral, o presente estudo propõe-se averiguar a possível remissão do DM2 com a diminuição da gordura visceral a níveis normais e/ou próximo deles, correlacionando o uso de medicamentos hipoglicemiantes que interferem diretamente na gordura corporal dos pacientes diabéticos.
Muitas drogas utilizadas para o controle glicêmico induzem o ganho de peso, principalmente derivados de sulfonilureia e insulina, no entanto a metformina apresentou-se neutra em relação ao peso corporal, porém há novos fármacos que favorecem a redução e outros que como a metformina não interferem no armazenamento desacerbado de gordura.
O primeiro indicio de que DM2 é reversível se dá através de pacientes obesos que após serem submetidos a cirurgia bariátrica tiveram seus níveis de glicose normalizados posteriormente ao procedimento. Porém com uma grande perda de peso através de dieta restritiva a 600 kcal/dia averiguou-se que em um grupo de pessoas dentro de sete dias tiveram uma diminuição da esteatose hepática em 30% e a glicose plasmática normalizou, chegando no final a níveis idênticos a indivíduos de controle não diabéticos.

Publicado
2019-10-01