https://revistas.utp.br/index.php/a/issue/feed CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 2024-04-22T16:34:22-03:00 Profª. Drª Maria Arlete Rosa pensamentoeducacional@utp.br Open Journal Systems <p>Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação<br> Universidade Tuiuti do Paraná<br> ISSN: 2175-2613<br>DOI&nbsp; 10.35168.2175-2613.UTP.pens_ed</p> https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3288 Editorial 2024-04-22T14:43:03-03:00 Maria Arlete Rosa editoracao.proppe@utp.br Maria Alzira Leite editoracao.proppe@utp.br Maria de Fátima Rodrigues Pereira editoracao.proppe@utp.br Josélia Schwanka Salome joselia.salome@utp.br <p>Editorial</p> 2024-04-22T14:31:27-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3282 Parcerias público-privado: a Fundação Lemann e a formação de diretores no âmbito do curso gestão para a aprendizagem 2024-04-22T15:56:54-03:00 Beatriz Gomes Nadal beatrizgnadal@gmail.com Isabela Schmidt Penteado isaaschmidt@outlook.com <p>O artigo apresenta pesquisa que tematizou as relações público-privado e a concepção de gestão educacional/escolar presente no curso “Gestão Para a Aprendizagem”, ofertado pela Fundação Lemann para diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino. O estudo teve como objetivo geral analisar o curso “Gestão Para a Aprendizagem”, ofertado pela Fundação Lemann para diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino, com vistas à apreensão da concepção de gestão educacional/escolar presente em tal programa de formação e como objetivos específicos: compreender como se estabelecem&nbsp; as relações público-privado que permeiam programas educacionais no Brasil e o papel destas na configuração dos processos de gestão educacional e escolar; identificar o modelo de gestão escolar presente no curso Gestão Para a Aprendizagem a partir de seus objetivos, dos fundamentos teóricos utilizados e das linhas de ação perspectivadas para a equipe dirigente das escolas e contribuir para a ampliação da produção no campo da política e gestão educacional. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa envolvendo estudos bibliográficos relacionados à temática abordada e, também, análise documental do módulo Gestão Estratégica do curso Gestão Para a Aprendizagem. Os estudos bibliográficos basearam-se na produção de Abrucio (1997), Adrião (2017a; 2017b), Ball(2014; 2007; 2018), Paro, (2012) Peroni (2009; 2012; 2013) e outros.. A análise documental examinou vídeos, arquivos, textos e atividades propostas no curso de formação.&nbsp; A pesquisa apontou que o curso Gestão Para a Aprendizagem utiliza e dissemina ideais mercadológicos e gerenciais por meio da gestão por resultados, da ressignificação da concepção de gestão democrática e do silenciamento do sentido político que envolve o trabalho escolar, numa lógica de tecnificação do trabalho escolar e responsabilização dos dirigentes e comunidade pela melhoria da qualidade da escola.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3224 Compartilhamento do Conhecimento: relação entre gestão do conhecimento e gestão escolar 2024-04-22T16:29:17-03:00 Gislaine Souza Coqueiro gislainecoqueiro@hotmail.com Viviane Sartori viviane.sartori@unicesumar.edu.br Marco Aurélio Brambilla marcos.brambilla@unicesumar.edu.br <p>Este estudo teve como objetivo realizar uma análise dos fatores motivadores do compartilhamento do conhecimento e as competências exigidas ao diretor escolar. Foram analisados os fatores influenciadores e inibidores do compartilhamento do conhecimento na gestão escolar que interferem nas competências profissionais das escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá-Paraná. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios; os procedimentos contam com pesquisa bibliográfica e documental e abordagem quantitativa, visando compreender a relação entre o compartilhamento do conhecimento e a gestão escolar.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Compartilhamento do conhecimento. Gestão do conhecimento. Gestão escolar.</p> 2024-04-22T14:27:52-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3197 Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Matemática Crítica: aproximações e divergências de fundamentos 2024-04-22T15:16:03-03:00 Guilherme Wagner guilhermewagn@gmail.com <p>Neste artigo analisamos criticamente duas concepções de ensino crítico da matemática: a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Matemática Crítica. Para esta análise tomamos como referenciais exemplares seus autores fundadores e os colocamos em diálogo buscando convergências e divergências. Expomos seus fundamentos crítico-positivos e encontramos como convergências a compreensão da importância de uma discussão social para a criticidade em Educação Matemática e como principal divergência suas posições ideopolíticas, onde a primeira é de cunho revolucionário e a segunda com foco reformista.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3283 O Programa Residência Pedagógica e sua inserção no Brasil: dilemas e possibilidades 2024-04-22T16:30:16-03:00 Valéria Marcondes Brasil editoracao.proppe@utp.br Gisele Masson editoracao.proppe@utp.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da gênese e desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no Brasil, a partir de 2008, no contexto da Política Nacional de Formação Inicial de Professores. A intenção é examinar tanto os dilemas quanto as possibilidades no processo de implementação do programa. A abordagem metodológica foi a análise bibliográfica e documental, relativos ao PRP. Utilizou-se a fundamentação teórico-epistemológica do materialismo histórico-dialético para examinar o objeto de pesquisa, destacando suas contradições, relações internas e as determinações mais amplas do modo de produção capitalista. O foco central, neste artigo, foi apreender a gênese e a processualidade histórica do objeto investigado, buscando responder a problemática de como ele se realizou na particularidade brasileira, sob as determinações dos interesses e disputas entre Estado, governo e os movimentos que representam as demandas dos educadores. A pesquisa realizada indicou os dilemas, tanto para a unidade teórico-prática, na formação inicial, quanto as inconsistências para a configuração de uma verdadeira proposta de residência profissional. Vislumbramos possibilidades das duas questões serem superadas a depender dos projetos institucionais, das ações a serem desenvolvidas a partir de planejamentos coletivos e consistentes com as instituições envolvidas, com bolsas atrativas, com cargas horárias suficientes para aprofundamentos dos estudos e práticas, menor número de estudantes por docentes orientares e maior abrangência de estudantes e futuros profissionais porque ainda se constitui como uma oportunidade para poucos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Política educacional. Formação de professores. Programa Residência Pedagógica.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-04-22T14:32:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3209 Reflexões das políticas educacionais nas narrativas de formação inicial docente 2024-04-22T16:30:48-03:00 Joelson de Sousa Morais joelson.morais@ufma.br <p>O texto é oriundo de uma pesquisa narrativa com 04 (quatro) estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública situada na cidade de Codó-MA, a partir da disciplina <em>Política e Legislação da Educação Brasileira</em>, realizada remotamente no primeiro semestre de 2022, através da Plataforma digital do <em>Google Meet</em>. Buscou como objetivo refletir acerca das políticas públicas educacionais na formação de professores(as) a partir de narrativas sobre manchetes jornalísticas. Utilizou os recursos metodológicos: escrita narrativa e diário de pesquisa. Os resultados da pesquisa, enfatizaram que, tecer uma reflexão de si pelas escritas narrativas do processo trilhado em sua experiência de narrar o que pensa, entende e critica permite a cada sujeito formar e construir um conhecimento de quais políticas educacionais existem no papel, quais não são favorecidas no cotidiano das escolas e quais as que precisam ser cumpridas legalmente.</p> 2024-04-22T14:34:12-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3246 Formação docente continuada na EJA: estratégias de ensino para estudantes com deficiência intelectual 2024-04-22T16:31:32-03:00 Olga Mara Bueno olgamarabueno@gmail.com.br Rita de Cássia da Silva Oliveira soliveira@uepg.br <p>Este artigo apresenta os dados de uma proposta de formação docente continuada sob a perspectiva da Educação Inclusiva, aplicada em uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um município no Estado do Paraná. Desenvolveu-se por meio de uma pesquisa-ação, tendo como objetivo elaborar e implementar uma proposta de formação continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EJA, para o aprimoramento da prática pedagógica direcionada aos estudantes com deficiência intelectual. Os participantes da pesquisa foram dez professores de diferentes componentes curriculares. Fundamenta-se teoricamente em: &nbsp;Marins (2019), Prais e Vitaliano (2018), Vigotski (1997, 2021), e Zerbato (2018). Para a coleta dos dados foram utilizados: a) questionário aberto para identificação das concepções docentes sobre a deficiência intelectual; b) observação das aulas e; c) relato dos professores após participação na formação. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo e mostraram que a formação foi contributiva à prática dos professores, com os seguintes resultados: 1. alteração da concepção docente sobre a deficiência intelectual, de limitada e assistida, para possibilidades de participação e aprendizagem; 2. a metodologia da Tutoria por Pares contribui para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na EJA; 3. destacaram-se como pontos positivos que a elaboração do&nbsp; plano de aula, de forma colaborativa, traz mais segurança ao trabalho docente, e formas mais acessíveis para disponibilizar e avaliar conteúdos, beneficiaram não apenas estudantes com deficiência intelectual, mas os demais estudantes da EJA.</p> 2024-04-22T14:35:19-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3245 A construção do projeto político-pedagógico das escolas do campo localizadas nos municípios do território de identidade litoral sul da Bahia: contribuições teórico-práticas 2024-04-22T15:30:34-03:00 Edjaldo Vieira dos Santos edjaldov@gmail.com Arlete Ramos dos Santos arlerp@hotmail.com <p>Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que tem como objetivo refletir sobre o processo coletivo de construção do Projeto Político-Pedagógico para as escolas do campo e escolas da cidade que recebem alunos do campo e apresentar sugestões para as possíveis condições necessárias à sua efetivação no âmbito destas. A pesquisa centrou na seguinte indagação: Como deve ser o processo de construção do PPP da escola do campo ou da cidade que recebe alunos do campo? A pesquisa tem caráter descritiva e exploratória, tendo como método de análise o Materialismo Histórico-Dialético (MHD). A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica, materiais de web sites, artigos científicos, dissertações de mestrados e teses de doutorados, análises documentais como decretos, leis, portarias, dados coletados por meio da entrevista semiestruturada e técnica de grupo focal. O lócus da pesquisa são os municípios de Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Jussari e São José da Vitória, todos na Bahia. A pesquisa revelou que o processo de elaboração do PPP, embora seja complexo, ao mesmo tempo é inovador e emancipatório, pois este processo, se desenvolvido de forma participativa, coletiva, descentralizada oportuniza um aprendizado significativo para os envolvidos no estudo e na efetivação deste instrumento de gestão democrática. A sua relevância está na mobilização dos principais atores envolvidos na busca de alternativas para alcançar a construção da identidade, da autonomia da escola, de suas relações com o cotidiano da comunidade e o sucesso escolar.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3235 Educação ambiental na alimentação escolar: práticas educativas sustentáveis com estudantes do ensino médio do IFRO, Campus Cacoal, RO 2024-04-22T16:33:08-03:00 Fernanda Goelzer Pereira Bini goelzer.fer@gmail.com Clarides Henrich Henrich de Barba clarides@unir.br Sandra Santos da Costa sandra.costa@ifro.edu.br <p>Este artigo tem como objetivo identificar como a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares de estudantes do ensino médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação como intervenção realizado no campus Cacoal com 30 (trinta) participantes, sendo vinte e cinco estudantes do ensino médio e cinco funcionárias da equipe da cozinha. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental associada à Educação Alimentar e Nutricional desenvolve a promoção de novos hábitos. Conclui-se que a adoção das práticas de aproveitamento integral dos alimentos reflete a conscientização, comprometimento e participação dos estudantes para a redução do desperdício de alimentos e impactos ambientais.</p> 2024-04-22T14:39:22-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3230 O desenho da criança como parte do seu processo de alfabetização 2024-04-22T16:33:39-03:00 Christiane Pantoja de Souza tianepantoja@gmail.com <p>Este estudo objetivou articular o desenho da criança ao aprendizado da língua no processo de alfabetização. Tratou-se de um estudo teórico bibliográfico, utilizando-se como bases as teorias sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança encontradas em Vygotsky e Piaget, utilizando-se também a compreensão de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a alfabetização. Este estudo vem a contribuir com outros professores e profissionais que se preocupam com as deficiências educacionais que ainda existem na população brasileira, e em atenção aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federativa do Brasil de 1988, dentre os quais, deve-se assegurar o direito à educação e a proteção da infância. O tema em estudo foi trabalhado em três seções denominadas respectivamente de: “O Lugar do Desenho no Processo de Alfabetização”, “As Fases do Desenho no Desenvolvimento da Criança”, e “A Língua Escrita como Sistema de Representação”.</p> 2024-04-22T14:40:35-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/3229 A literatura negro-brasileira: espaço para aproximações 2024-04-22T16:34:22-03:00 Geilson Batista Matias geilsonmatias@gmail.com Astrogildo Fernandes Silva Júnior silvajunior_af@yahoo.com.br <p>Este texto apresenta uma discussão das características da categoria negro-brasileira, estudada por Cuti (2010), pseudônimo de Luiz Silva e o desenho metodológico envolve a análise bibliográfica e documental, ancorada na abordagem da pesquisa qualitativa de base interpretativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; FLICK, 2009; CELLARD, 2008 posto que ainda se trata de um conceito em construção e, por isso, necessita de uma contextualização e problematização. A Literatura Negro-Brasileira retrata essa realidade e busca aproximar a nossa sociedade desses discursos ou ideologias que estão por trás de ambas, escritas, remetendo-se, prioritariamente, para a forma pela qual a sociedade brasileira se vê e é vista, sobretudo no que diz respeito aos problemas sociais.</p> 2024-04-22T14:42:02-03:00 ##submission.copyrightStatement##